Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

PARABÉNS CHAPADINHA PELOS 78 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Sem Comentarios


PARABÉNS CHAPADINHA PELOS 78 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Venho através desta postagem parabenizar minha terra, minha cidade, por mais esse ano de Emancipação Política. Hoje (29) Chapadinha completa 78 anos de história, de um povo honesto, acolhedor, entre várias outras características.

O titular do Blog, que nasceu em Chapadinha e permanece até hoje, tem orgulho de fazer parte da história da população chapadinhense.

Desejo a todos os chapadinhenses, pessoas que vieram morar em Chapadinha, e pessoas que visitam nossa cidade, muita paz e conquistas.

Atenciosamente, 

HELTON CARLOS
Professor e Blogueiro










Fotos: Erly Silva

Histórico 

Chapadinha, quando era um pequeno lugarejo habitado por descendentes dos índios anapurus, pertencia ao território dos municípios de Brejo e Vargem Grande, e era sujeito ao governo de Brejo dos Anapurus, havendo os moradores fixado residência no lugarejo denominado Aldeia, em 1783, que fica distanciado da atual cidade cerca de 500 metros. A partir dessa data começaram a estabelecer-se no local comerciantes atraídos pela riqueza produtiva da terra, atendendo ainda à relativa quantidade de habitantes do povoado, que tomou o nome de Chapada das Mulatas, por serem as primeiras mulheres, habitantes do lugar, de cor mulata, e o terreno onde se iam agrupando os moradores ser bastante plano. Com o estabelecimento do comércio, foi aumentando gradativamente a população.


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Chapadinha pela Provisão Régia de 25-09-1801.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Chapadinha pelo Decreto n.º 34, de 17-10-1890, sendo desmembrado de Vargem Grande. Sede na vila de Chapadinha. Constituído do distrito sede. Não temos datada de instalação 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Gentílico: chapadinhense

Por: IBGE



Curta a página do Blog do Helton Carlos no Facebook, CLICANDO AQUI!!!






back to top