Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

Proclamação da República

Sem Comentarios

A partir de 1870, teve início o período mais crítico do segundo reinado. O império já não conseguia atender aos interesses de diversos setores da sociedade, muitas vezes em conflito entre si. No entanto, curiosamente, as distintas insatisfações foram convergindo para uma mesma solução: o fim do regime monárquico e a instituição da República.
A oposição de tantos setores da sociedade levou a monarquia a uma crise sem precendentes. Percebendo a difícil situação em que se encontrava, o gabinete imperial apresentou à Câmara dos Deputados, em meados de 1889, um programa de reformas políticas de cunho republicano, que incluía liberdade religiosa e de ensino, autonomia para as províncias e mandato temporário para os senadores.
Essas reformas chegaram, porém, tarde demais. O caminho para a instauração de república já estava traçado. Em 15 de Novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando das tropas revoltosas contra o governo monárquico e ocupou o quartel-general do Rio de Janeiro. O gabinete imperial foi deposto; o ministro de justiça e chefe de gabinete foram presos. Naquela noite, constituiu-se o Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil.

Professor Helton Carlos

Fonte de Pesquisa: História Global - Gilberto Cotrim

back to top