Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

Sinusite: Conheça um pouco sobre ela!!!

Sem Comentarios

A sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios da face: cavidades no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos. Os seios da facetêm a função de auxiliar na formação da voz, aquecer o ar que inspiramos e também diminuir o peso do crânio, dando maior sustentação. Eles são cobertos por uma mucosa repleta de glândulas produtoras de muco, revestidas por cílios responsáveis por manter essa região bem limpa, através do envio de todo o material estranho contido no muco para a região posterior do nariz, onde esse material estranho será eliminado. Essa secreção produzida pelas glândulas dos seios da face é constante e imperceptível.

A sinusite pode ser adquirida através de infecções virais, alergias ou poluentes que atingem a mucosa fechando a comunicação dessas cavidades com as fossas nasais e impedindo que o muco produzido pelas glândulas seja drenado e eliminado. Esse acúmulo de muco favorece a proliferação de germes oportunistas.

Os especialistas classificam a sinusite como sinusite aguda e sinusite crônica.

A sinusite aguda tem como sua maior causadora a infecção viral, geralmente provocada por um resfriado. É chamada por especialistas de rinossinusite viral, pois, como afirma o otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, Antônio Douglas Menon, "É muito raro ocorrer a sinusite sem uma rinite". A sinusite aguda costuma vir acompanhada de dor, que pode ser pulsátil ou com sensação de cabeça pesada, febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares, perda do apetite e congestionamento nasal com presença de secreção esverdeada ou amarelada.

A sinusite crônica é mais comum, e a febre e a dor nos seios da face podem estar ausentes, sendo a tosse e o cansaço os principais sintomas desse tipo de sinusite. Outros sintomas que acompanham a sinusite crônica são sensação de peso na face, dores de cabeça econgestionamento nasal com presença de secreção.

O diagnóstico da sinusite é feito pelo médico otorrinolaringologista,baseando-se no histórico do paciente e em exames físicos da região afetada. Dependendo do caso, o médico pode optar por exames radiológicos.

No tratamento da sinusite são utilizados analgésicos, antialérgicos, descongestionantes nasais, irrigadores nasais e agentes mucolíticos, que ajudam a eliminar o muco acumulado nos seios da face. Antibióticos e antifúngicos também podem ser utilizados para combater os germes presentes naquela região.

As pessoas que sofrem com a sinusite devem evitar o ar-condicionado, pois além de ressecar as mucosas, dificultando a eliminação da secreção, o ar-condicionado ainda pode espalhar agentes infecciosos que causam a infecção dos seios da face. Caso a pessoa pegue gripes ou resfriados, é muito importante que ela tome muito líquido e pingue soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia para facilitar a eliminação de secreções, dificultando a obstrução dos seios da face, que, por sua vez, provoca a sinusite.
Fonte: R7 Brasil Escola

back to top