Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

Dia 31 de Maio: Dia mundial sem tabaco

Sem Comentarios


Fonte: G1/MA


Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no mundo, o que corresponde a 17,3 milhões de casos por ano, dos quais 87% são decorrentes da exposição ao fumo. O combate ao fumo no Maranhão foi o assunto de hoje (31), da entrevista do jornalista Roberto Fernandes. Ele conversou com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Teresa Carvalho. Oito em cada dez fumantes começaram a fumar ainda na adolescência. A partir desse dado, a Secretaria Municipal de Saúde promove a Semana Municipal Anti-tabagismo.

No cenário brasileiro o número de fumantes está em queda. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde de 2006 a 2011 o número de fumantes caiu de 16,2% para 14,8%. A queda é reflexo da contribuição das políticas públicas realizadas em todo país, mas o dado não é motivo para paralisar as ações.
 

A proposta é reduzir ainda mais a proporção em todo o país, com medidas restritivas a exemplo da proibição de fumódromos em locais públicos fechados e abertos, além da proibição da propaganda nos pontos de venda e aumento da tributação sobre o produto.

A lei de número 9.294 de 1996, previa que o fumo em recinto coletivo, exceto em área destinada exclusivamente a esse fim devidamente isolada e com arejamento suficiente era permitido. Depois da sanção da lei, o fumo fica proibido em locais fechados, sejam eles públicos ou privados. Pela lei considera-se recinto coletivo público ou privado local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas em todo território nacional, como por exemplo, os shoppings.


O cigarro quase sempre acompanha a bebida ou cafezinho, para algumas pessoas ele funciona como uma válvula de escape. A Organização Mundial da Saúde estima que de um bilhão e duzentos milhoes de pessoas são fumantes, destes, duzentos milhões são mulheres. A OMS revela, ainda, que cerca de duzentas mil mortes no Brasil são decorrentes do tabagismo.

back to top