Fonte: Castro Digital
Diversas escolas da rede estadual de educação do Maranhão estão sem professores e consequentemente sem aulas. Já estamos no mês de maio e todas escolas com aulas regulares, já concluiram o primeiro período letivo, mas as escolas com falta de professores, não se sabe quando concluirão.
O Governo do Maranhão realizou um concurso para professores em 2009, cuja validade venceu em fevereiro de 2012. Foram mais de 5 mil vagas, diversos professores convocados, mas o concurso venceu e ficaram muitos excedentes sem serem convocados.
Mas o estado tem necessidade de mais professores. Prova disso é que a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA) realizou um seletivo em março deste ano para contratação temporária de professores para rede estadual. Mas este seletivo foi suspenso pela justiça, que determinou a realização de concurso.
Mas até o momento, o governo só promete a realização de concursos, não só para professores, mas também para polícia militar, civil e outros órgãos, porém até agora não realizou nenhum. Por isso muitas escolas continuam sem professores e sem aulas. E com isso, os alunos que realmente querem estudar são extremamente prejudicados.

