Fonte: Castro Digital
Nesta terça-feira (15), foi firmado um acordo entre o secretário estadual de educação do Maranhão, João Bernardo Bringel, e o promotor de Justiça de Defesa da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva, para que seja realizado concurso público para professores em todo estado. O concurso prever a estimativa de 3 mil vagas para professores do ensino médio em diversas áreas e cidades do Maranhão. O secretário adjunto de educação de projetos especiais Almir Coelho também firmou o termo.
A Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc-MA) não disse quando vai publicar o edital, mas pelo acordo, se comprometeu a realizar o concurso no prazo de um ano.
"O concurso público é o meio legal para contratação de servidores. Na educação, o vínculo temporário contribui para o sucateamento do setor e fere princípios constitucionais, como a isonomia, que garante as mesmas condições de acesso a todos os cidadãos", afirma o promotor de Justiça Paulo Silvestre Avelar Silva.
Quanto à carga-horária, ainda não está aprovado, mas o governo propôs no estatuto do educador, que a jornada de trabalho dos novos professores seja de 24 horas semanais.

