Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

As consequências da falta de chuva em nossa região

1 Comentario

Por: Claudecir Satil (Sala Vip)
Ultimamente o clima na região do baixo parnaiba tem elevado sua temperatura, nossa região que tem sido castigada violentamente, nas últimas horas o céu tá meio carregado, um prenúncio de que possa chover nas próximas horas, chuvas esta que está fazendo muita falta nesta região. Na zona rural de Chapadinha boa parte das lavouras estão morrendo por falta de água, um outro impecilio é a quantidade de praga que está atacando a lavoura dos produtores chapadinhense.

A seca que atingiu o nordeste no começo de 2012 foi a pior dos últimos 30 anos. A região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente do estado da Bahia. Neste estado, cerca de 230 municípios foram atingidos. Municípios de Alagoas e Piauí também sofreram com a falta de chuvas. A seca trouxe muito prejuízo para as principais fontes de renda da região: pecuária e agricultura de milho e feijão.

Segundo informações da Emater, 30% do rebanho bovinho foram perdido no último ano, sendo a falta de chuvas a causa principal, a região de Chapadinha teve no ano de 2012 um inverno irregular, e as consequências estão no nosso cotidiano, um exemplo claro é o preço da farinha de mandioca, um item primordial na mesa do chapadinhense e hoje custa em média R$ 6,00.

Uma grande preocupação para nós que residimos em chapadinha é a barragem da Itamacaoca, que no ano passado não teve a sua capacidade de captação completa, e se as chuvas não ocorrerem por aqui, teremos grande dificuldade de abastecimento de água, já que quando foi construida a barragem foi projetada para uma população de 30.000 habitantes, e hoje a cidade já possui quase 80.000.

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.

1 comentários:

As pessoas tem que se conscientizar se que a falta de chuva não é por conta do clima da região ou por coisa parecida. As consequências se dá pelo fato do desmatamento elevado. As pessoas desmata e não repõem aquilo que tirou dos recursos naturais. Veja bem: um dia de sol quente as pessoas costumam ficar debaixo das arvores a sensação e de frescor! Tudo depende das arvores! Tudo nesse mundo exige provas cabíveis! A Maior prova é o calor que estamos passando! Quando um campo ou hectares possuem muitas arvores até o ar que se respira é puro!

back to top