Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

Urbano Santos: Colação de Grau do curso de Letras PROEB/UFMA.

Sem Comentarios


Fonte: UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concedeu, neste sábado (9), colação de grau para 49 discentes do curso de Letras - Licenciatura, do Programa Especial de Formação de Professores do Ensino Básico, o PROEB, em Urbano Santos, cidade localizada a 191 km de São Luís.



A colação de grau foi iniciada com a execução dos Hinos da UFMA, do Hino Nacional, e contou com a presença da prefeita da cidade, Iracema Cristina Lima Vale; o representante da coordenação do Curso de Letras, Demétrio Saccomandi; a secretária Municipal de Educação, Nilma da Silva; a coordenadora local do PROEB, Francenildes de Sousa Simões; a coordenadora acadêmica administrativa do PROEB, Valeska Martins de Souza; a coordenadora pedagógica do PROEB, Vânia Dominice Coutinho Fernandes; e a representante do Reitor Natalino Salgado Filho e assessora de interiorização da UFMA, Raimunda Ramos Marinho.

A Prefeita de Urbano Santo e a paraninfa da solenidade, Iracema Cristina Lima Vale, afirmou que a colação de grau é um momento muito importante para a Cidade. Agradeceu e parabenizou todos os graduados pela sua conquista. Frisou que a UFMA foi a instituição onde ela se graduou e, por isso, sabe da necessidade de Urbano Santos em formar esses novos graduados para ter uma educação de qualidade.

No seu discurso, Raimunda Ramos Marinho, reafirmou a importância da solenidade de colação de grau e parabenizou os alunos pela sua longa e vitoriosa trajetória acadêmica. Agradeceu aos discentes pela confiança depositada na UFMA e a todos que acreditaram em um ensino de qualidade e excelência, durante o percurso acadêmico. Segundo ela, a Universidade Federal do Maranhão sempre acreditou no processo de expansão e em uma educação de qualidade, e, no final, desejou a todos um magnífico sucesso profissional.

Para o orador da turma, Jurandir da Conceição Pedrosa, todos os obstáculos foram vencidos graças à união, a ética profissional e a confiança que todos os alunos depositaram na UFMA. A graduada em Letras, Maria Raimunda Altino da Silva, afirmou sua felicidade por ter conseguido a graduação que, para ela, era um sonho e que, futuramente, será ampliado com a especialização que pretende fazer na área de libras. “Uma das etapas da minha vida acadêmica foi vencida e a próxima será a Especialização em Libras, que é uma necessidade”, afirmou.

Já para outra graduada em Letras, Maria das Graças Nascimento Marques, seu objetivo como professora é acompanhar a trajetória escolar de seus alunos, colaborando para que todos tenham uma visão melhor do mundo em sociedade, como cidadãos conscientes e responsáveis. “Agora é estar perto dos alunos sempre, para, assim, orientá-los a ter uma visão melhor do mundo, da sociedade, não só formar pessoas para ler e escrever, e sim, torná-los cidadãos esclarecidos, cujo respeito por outras pessoas deve ser um princípio”.

Para ela, “a trajetória do curso foi muito proveitosa e cada disciplina foi uma aprendizagem, pois cada professor tinha uma maneira diferente de trabalhar, isso enriqueceu nossos saberes. Não há saber melhor e nem pior, há diferentes saberes”. Maria das Graças nos fala ainda dos grandes obstáculos durante sua trajetória acadêmica e superação. “Perdi meu esposo, meu pai, mas sempre fui corajosa até chegar à realização do meu sonho”. afirmou.

Saiba +

O Programa Especial de Formação de Professores do Ensino Básico (PROEB) é uma política pública que tem como foco a interiorização de cursos pelas instituições de Ensino Superior, que capacita profissionais voltados ao exercício do magistério. Um dos principais objetivos do projeto é intervir nos baixos índices educacionais dos municípios, onde está instalado, gerando melhoramento na formação profissional. O PROEB/UFMA está em 35 municípios do estado e já contabiliza mais de mil professores formados e quase cinco mil alunos matriculados nas graduações ofertadas.











Curta a página do Blog do Helton Carlos Clicando Aqui!


back to top