Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

Prefeitura de Chapadinha intensifica ações nas escolas da cidade contra verminoses e hanseníase

Sem Comentarios



A Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de saúde com o apoio do Núcleo Municipal de Educação e Saúde (NMES) e o Programa Saúde na Escola (PSE), sob a supervisão da coordenadora Rose, realizarão até o mês de setembro, palestras educativas sobre verminoses (Geomithiase) e hanseníase nas escolas municipais e particulares.

Ainda nessas ações serão realizadas avaliações médicas dos alunos com administração da medicação (Albendazol 400g), em dose única, supervisionada por médicos e enfermeiros (as). 

O objetivo desse trabalho é melhorar a qualidade de saúde dos alunos e também realizar a busca ativa em pacientes com casos de hanseníase. 

Hanseníase: 

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Os sintomas da hanseníase incluem: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).


 Curta a página do Blog do Helton Carlos, clicando AQUI.




back to top