Por: Blog do Helton Carlos
A "II Semana do Bebê: Infância, um despertar para a vida", teve início no dia 13 de outubro e terminará com um grande evento na "Praça do Povo", a partir das 17 hs, juntamente com a comemoração ao Dia das Crianças.
![]() |
| Imagem: ASCOM/PMC |
O evento contará com a seguinte programação:
· ENCERRAMENTO DA SEMANA NA PRAÇA IRINEI GALVÃO AS 17 HORAS
· RESULTADO E PREMIAÇÃO DO CONCURSO BEBÊ SAUDÁVEL
· ENTREGA DA CHAVE DA CIDADE AO BEBÊ PREFEITO.
Serão realizadas diversas atividades e brincadeiras para as crianças e familiares, entre elas: apresentação de palhaços, algodão doce, pula pula, mágicos e malabaristas (Circo del Plata).
Conheça um pouco sobre a Semana do Bebê:
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.
Essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país.
A importância da atenção à primeira infância: Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
A disseminação da Semana do Bebê por todo o País reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.
CHAPADINHA NO CAMINHO CERTO
Rumo ao selo UNICEF
Edição 2013-2016
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.
A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.
Em 2013, mais de 1.600 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.
Veja como foi o evento durante toda a semana nos links abaixo:
Curta a página do Blog do Helton Carlos, clicando AQUI.



