Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

Prefeitura de Urbano Santos realiza a "II Conferência Municipal de Educação"

Sem Comentarios





II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É REALIZADA EM URBANO SANTOS



II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É REALIZADA EM URBANO SANTOS: "Os desafios para um futuro, um olhar sobre o Plano Municipal de Educação".


Teve início na manhã de quinta feira (08.02), evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Conselho Municipal de Educação. 

A conferência tem como objetivo avaliar o cumprimento do Plano Municipal de Educação, suas metas e estratégias, além de propor políticas e ações que indiquem responsabilidades, atribuições recorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e o sistema de educação. Estão participando deste processo, segmentos educacionais, sociais, entidades e profissionais que atuam na área da educação e a população em geral. 



O evento contou com a presença da Vice Prefeita, Darcy Almeida da Secretária Municipal de Educação, Nilma Sodré propulsora da Conferência, juntamente com as adjuntas, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Gracinete Mendonça ambas nesta edição, adentram na conferência como conferencistas, esteve presente também o Representante do Sindicato dos Professores em Educação, Sr° Edilberto Lima, o presidente da câmara de Vereadores Professor Paulo Costa, todo secretariado da gestão municipal, gestores, profissionais da educação, sociedade civil pais, conselho Tutelar entre outras representatividade que fizeram parte da elaboração do PME.




A Secretária de Educação, Senhora Nilma Silva, enfatizou sobre a importância da participação popular nos debates. “É muito importante a participação da sociedade em geral, professores, alunos, pais de alunos, enfim, todos que desejam contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da nossa educação". Ainda nessa linha observou a Vice prefeita Darcy Almeida, do quanto é valioso cada participação, afinal é a construção de ações sobre a educação. É um dia ímpar, precisamos pensar com compromisso e responsabilidade. 

Secretária de Educação, professora Nilma.

Nesse sentido, a conferência discorreu-se partindo da aprovação do regimento, seguido da e explanação das premissas do Plano Municipal de Educação, com ênfase no estudo e discussão das metas e estratégias expostas em ordem cronológica, aonde pôde-se, através destas, explanadas pelas expositoras: no alinhamento dos Planos histórico e monitoramento professora Maria Gracinete Mendonça, Universalização da Educação Infantil, professora Clesia Sousa, Ensino Fundamental, alfabetização ate o 3º ano e Indicadores Nacionais a professora Joélia Reis, sistema de consolidação ao atendimento aos Jovens e Adultos, professora Vagneia Monteles, e sistema de Ensino Superior IES, professora Francinete Borges. 



Assim, mediante as contribuições da plateia, ficou evidente, que esse foi o momento aonde o monitoramento, e a avaliação do PME deu-se de maneira a dar a oportunidade de ouvirmos propostas de melhorias para consolidarmos cada vez mais o plano municipal de educação. Isso nos leva a certeza de que juntos somos mais fortes, mas que é preciso entendermos das responsabilidades, da força orçamentária existentes nos Entes federados.


UNIÃO+ESTADO+MUNICÍPIO: Alinhar para que cada meta proposta seja de fato efetivada de acordo a ordem cronológica apontada durante o tempo de vigência do PME.




Chapadinha-MA, 15/02/2018.

Curta a nossa página no Facebook, CLICANDO AQUI!!!








back to top