Blog do Helton Carlos

Blog do Helton Carlos

Prefeitura de Urbano Santos promove a "IV FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE 2016"

Sem Comentarios

 

Por: Diário Virtual

A Gestão Escolar é de suma importância na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. Considerando a importância de acompanhar e desenvolver metodologias para sanar os mais diversos problemas que um ambiente escolar venha adquirir por se tornar o mais complexo dos ambientes, por acolher as mais diversas realidades da sociedade ou comunidade que está inserida o tema definido para a IV Formação de Coordenadores Pedagógicos foi GESTÃO ESCOLAR: Definição e Organização.



 A IV Formação de Coordenadores Pedagógicos aconteceu no dia 27 de Junho de 2016, momento em que foi possível contar com a participação da Secretária Municipal de Educação Professora Nilma da Silva Sodré; atual Secretária Adjunta de Educação Professora Francinete Borges de Sousa, a Equipe da SEMED e todos os Coordenadores Pedagógicos do município.
Nesta formação tivemos a felicidade de ter a presença da Prefeita Municipal Iracema Vale, que iniciou seu pronunciamento cumprimentando a todos; manifestando seu reconhecimento ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação e parabenizando a Coordenação Pedagógica do município pela eficiente atuação; após o pronunciamento da Prefeita tivemos a oportunidade de apreciar uma apaixonante apresentação realizada pelas crianças da Educação Infantil do Jardim de Infância Drª Dulcinéia de Oliveira que apresentaram a Quadrilha do Sítio do Pica Pau Amarelo.
A discussão do tema teve início com o vídeo “Gestão Escolar: uma questão de escolha”, e distribuição de apostilas acerca da temática para que fosse realizado estudo em grupos. Na socialização das atividades os Coordenadores Pedagógicos enfatizaram que oferecer uma educação de qualidade é uma responsabilidade complexa demais para ficar na mão de apenas uma pessoa, destacaram ainda a função de cada profissional mostrando que um trabalho em conjunto bem realizado leva a escola a bons resultados. Nesse sentido a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar. Uma escola é o que são os seus gestores, os coordenadores pedagógicos, os seus educadores, os pais dos estudantes, os estudantes e a comunidade, ou seja, a “cara da escola” decorre da ação conjunta de todos esses componentes. Diretor é o gestor escolar por excelência, aquele que lidera, gerencia e articula o trabalho de professores e funcionários em função de uma meta: a aprendizagem de todos os alunos.
É ele quem responde legalmente e judicialmente pela escola e pedagogicamente por seus resultados. Já o Coordenador Pedagógico deve ser o especialista nas diversas didáticas e o parceiro mais experiente dos professores. É ele quem responde por esse trabalho junto ao diretor, formando assim uma relação de parceria e cumplicidade para transformar a escola num espaço de aprendizagem. Os Coordenadores Pedagógicos compreenderam que entre a Gestão Autoritária e a Gestão Democrática/participativa a segunda é a propícia, sendo o estilo de Gestão Escolar que pode garantir condições para que a escola, os alunos e todos os envolvidos tenham um bom desempenho.
Diante dos resultados obtidos neste encontro de Coordenadores Pedagógicos foi possível perceber que houve uma compreensão no que se refere à Gestão Escolar e a importância de ter na escola o estilo de Gestão Democrática tendo em vista que esta é primordial na formação da pessoa, onde é imprescindível que ensine a compartilhar e participar,proporcionando a comunidade escolar condições favoráveis para o exercício da cidadania facilitando o ensino-aprendizagem. E assim possibilitar que a Escola seja um espaço que contribua para a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios da vida. Finalizamos o 1º Semestre de formação com a convicção de termos adquirido muitos conhecimentos, conhecimentos relevantes para nossa vida profissional e também acreditando que é vivenciando a prática que descobrimos cada vez mais a importância de estarmos revendo a própria prática.  
Nesta oportunidade, manifesto sinceros agradecimentos a:
·Raimunda Nonata dos Santos Rodrigues Gestora do Jardim de Infância Drª Dulcinéia Oliveira pela valiosa apresentação;
·A Secretária Municipal de Comunicação, parceiros nas Formações de Coordenadores;
·A Secretaria Municipal de Educação pela oportunidade de realizar este trabalho;
·A Prefeitura Municipal de Urbano Santos pelo apoio absoluto e essencial para o sucesso das Formações.

FOTOS DO EVENTO
FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Para ter acesso as Fotos da Formação Clique Aqui

Para ter acesso ao Material da Formação Clique Aqui

Texto de Jordânia Lima Nascimento


Chapadinha-MA, 12/07/2016.

Curta a nossa página no Facebook, CLICANDO AQUI!!!



back to top